Translate

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Fogão à Lenha


Quem não se lembra, dependendo da própria idade, da mãe ou avó, às voltas com um fogão à lenha, hora cozinhando uma comidinha, hora assando um bolinho esperto! Lembro-me do fogo crepitando no fogão da cozinha, o cheiro da comida de minha mãe perfumando toda a casa, fazendo roncar ainda mais o estômago de fome, enquanto brincávamos no quintal, eu e meus irmãos. No quintal, protegido por um telhado de latão, tinha um outro fogão à lenha bem rústico, construído por meu pai. Este ficava encima de uma mesa enorme  de madeira  bem grossa, feito com adobe (tijolo de barro), e rebocado com uma massa homogênea   de areia, terra, cimento e cinza, parecido com este da ilustração. Nele era cozido o feijão num caldeirão de ferro, e, em outro, onde era frito toucinho para fazer o torresmo e a pururuca! Ai... dá uma saudade!!

Nenhum comentário: